Por que usar madeiras reflorestadas?
- Por serem espécies obtidas de maneira sustentável, cultivadas com a finalidade de atender o mercado consumidor de madeiras, evitando a extração das florestas nativas. São arvores de natureza renovável que apresentam curto ciclo de crescimento.
O que é madeira autoclavada?
Com o objetivo de aumentar a vida útil, a madeira é submetida ao tratamento industrial em equipamento denominado (autoclave), retardando o apodrecimento e imunizando contra o ataque de insetos xilófagos, como cupim e broca.
Em ciclos alternados de vácuo e pressão, o produto preservativo CCA tipo C é introduzido nas fibras da madeira até a completa saturação.
C - Cromo - fixador (fixa nas fibras da madeira os ingredientes ativos de forma insolúvel)
C - Cobre - fungicida (retarda a ação de fungos apodrecedores)
A - Arsênio - inseticida (imuniza quanto ao ataque de insetos xilófagos)
A madeira é tratada em autoclave, por processo industrial “vácuo-pressão”, onde é submetida a uma solução preservativa que aumenta a sua durabilidade em mais de dez vezes, torna-se imune aos cupins e outros agentes biológicos apodrecedores, mesmo em situações extremas, como, por exemplo, quando utilizadas em contato direto com solo ou água, inclusive salgada.
Características técnicas da madeira autoclavada:
- Não deixa resíduos na superfície, não exala vapores, nem odores;
- Mantém inalterada a condutividade elétrica da madeira;
- Não altera a combustibilidade da madeira e a corrosividade de metais em contato:
- Aceita qualquer tipo de acabamento superficial, apresentando maior durabilidade quando comparado a madeira sem tratamento.